= DIRETRIZ =
Ambiente Ara - Acá
O que saberemos, o que sabemos e o que soubemos.
Para onde ir, onde estamos e de onde viemos.
Se colocar em movimento, mas sabendo que rumo tomar.
A exemplo do maestro da orquestra, do timoneiro do barco, são funções que, entre aspas, “não fazem nada”, quer dizer, não é ele quem realiza o movimento, mas sim quem liga o planejado com a realização, sem ele o movimento é caótico, sem meta, e degenera para interesses particulares.
Com a visão do todo e com o saber, se utiliza mais eficientemente a energia, a vida, e se alcança melhores resultados e ainda é possível se lançar a novos desafios cada vez mais complexos, desde que a etapa anterior tenha trazido conhecimento para que, com consciência, se tenha coragem de se lançar ao desconhecido, a nova meta, ao novo aprendizado, a sabedoria, a verdade.
Assim como é o dito:- Governo governa, Governo “não faz”. Quem faz é o povo. Governo cria condições para que o povo faça e que faça mais e mais eficientemente. Governo tem a visão do todo, o povo tem a visão do particular. Governo é responsável pela macro política, o povo pela micro política. Não nos esqueçamos que a pessoa que está no governo, também é povo, e com a missão de representar os anseios deste mesmo ou seu próprio povo. Da qualidade de seu trabalho depende toda a qualidade de vida do povo. Cada indivíduo da população é um elo de uma corrente, cabe a missão do indivíduo que está no governo, que é governo, que rege, fazer as ligações destes elos, que só assim serão corrente, só assim será eficiente como unidade, e cada elo se faz forte na responsabilidade para com os outros. Governo é a representação do povo, e para alcançar seus objetivos são necessários canais de comunicação altamente eficazes. Depende de como o povo se organiza, depende de como o governo se organiza. Se um elo falha, todo o conjunto falha.
Parte-se do princípio que todos os indivíduos são iguais em oportunidade, mas vivem em diferentes situações de condição física, equilíbrio emocional, uso do mental, localização geográfica, situação familiar, social, econômica, profissional, escolar, aquisição de conhecimento e consciência da vida. Cabe a vontade própria, ao livre arbítrio de cada um decidir sobre o fazer melhor a cada dia para si e para o todo, tomando atitudes construtivas, ou então estagnar ou mesmo regredir ao perder a esperança por uma vida melhor.
As pessoas, que são o Ambiente Ara-Acá, idealizam, planejam, e trabalham
para a composição de um ambiente físico, social e mental que proporciona a que cada indivíduo faça por si, para si e para o todo.
A proposta do Ambiente Ara-Acá não é fazer pelas pessoas, mas criar condições para que as pessoas façam por si.
- vontade própria - livre arbítrio - livre iniciativa –
consciente da necessidade e do resultado.
Pensar, usar o mental, usar a inteligência, adquirir conhecimento a caminho da sabedoria, evoluir...
Evoluir individual e socialmente, aprender a viver em sociedade.
Procurar o porvir. Saber para onde ir.
A vida é complexa em sua multiplicidade, mas com atenção, dedicação e saber, a multiplicidade se sintetiza em unidade, proporcionando um saber consciente, por onde se transita com simplicidade para uma vida construtiva.
Já a desatenção transforma o complexo em complicado, deste ao problemático, à insegurança, ao medo, à desesperança e ao desespero que acabam por levar o ser humano à comportamentos e à atitudes destrutivas a si e ao todo.
SER – SABER – FAZER
NECESSIDADE – VONTADE – ATIVIDADE